No passado sábado, dia 05 de dezembro, o “Posto de observação da natureza do Jueus” foi visitado por cerca de 170 confrades de 42 confrarias de todo o país.
A visita, integrada no programa do X capítulo da Confraria do Cabrito e da Serra do Caramulo, foi orientada pelo Dr. Luís Costa e o Dr. Pedro Pereira do CEISCaramulo.
Os visitantes tiveram a oportunidade de recolher informação sobre o património natural e imaterial da serra do Caramulo, tendo ficado muito agradados com o espaço. O CEISCaramulo agradece à Confraria do Cabrito a lembrança de integrar a visita a este espaço, no programa do seu capitulo deste ano.
O projeto para a criação de um centro de observação da paisagem/natureza, na antiga escola primária do Jueus foi concebido pelo CEISCaramulo e foi concretizado com a prestimosa colaboração da Câmara Municipal de Tondela e da ADICES. É composto por duas unidades funcionais, uma fechada, resultante da adaptação do edifício da escola e um alpendre aberto, instalado no recinto do recreio. É um espaço polivalente que expõe informação interpretativa da fauna, flora, geologia, história, paisagem e etnografia da serra do Caramulo e pode ser aproveitado para vários fins – visitas guiadas, reuniões de formação, acantonamentos, …
O Posto de observação da natureza do Jueus, localizado num dos mais esplêndidos miradouros da Serra do Caramulo, na “mítica” aldeia do Jueus, está aberto ao público – espaço exterior está acessível, o interior pode ser visitado mediante marcação prévia, através do email – ceiscaramulo@gmail.com.
Luís Costa
CEISCaramulo