Exposição Fotográfica: “Estância” – Está patente no edifício do turismo do Caramulo, até ao final do mês de outubro, uma exposição fotográfica sobre a antiga estância sanatorial do Caramulo. São fotografias da época relativas ao início e ao desenvolvimento da estância. É a quarta exposição fotográfica que o CEISCaramulo organiza na “sala redonda” do Turismo do Caramulo
Ao longo de 2015 e 2016 passaram por este espaço as seguintes exposições:
1.ª – “Fotografias e desenhos da Serra do Caramulo” – O trabalho de campo desenvolvido pelo Grupo do Risco na serra do Caramulo, dividiu-se em duas visitas num total de 9 dias, em março e em outubro de 2013. No verão que decorreu entre elas, a serra do Caramulo sofreu um incêndio de grandes proporções. Em consequência, os desenhos e fotografias produzidas pelo Grupo do Risco no Caramulo em 2013, transmitem também o antes e o depois desse acontecimento lamentável.
2.ª – “Fotossíntese” – “Com este conjunto de fotografias – que intitulei de “Fotossíntese” – procuro restabelecer o contacto, de algum modo perdido, entre a arte e o público, mas, principalmente, entre as pessoas e o mundo que as rodeia, no sentido de algo vivo… volto a centrar a minha atenção nesta serra florida e habitada de vida para registar e compor esta história visual e ambígua… desta vez, apresento uma perspectiva noturna e atenta ao pormenor”. O fotografo Carlos Fernandes
3.ª “Caramulo” – As varandas sobre o vale de Besteiros com horizontes e vistas de suster a respiração, as terras em socalcos e os prados verdejantes, o caminhar mais remansado em direção ao Atlântico, o caos de blocos granítico e as esculturas talhadas pelo trabalho laborioso do tempo, o cabrito do Caramulo e a Padela do Guardão em barro de Molelos, o mel, o queijo fresco, a capucha de burel negro que “arreta” o frio e o calor, as festas e romarias com a Ascensão qual “Jóia da Coroa”, a biodiversidade – as orquídeas, o azevinho, o loendro,…, os rios e ribeiros, “o mar de nuvens”, os museus, os eventos desportivos automobilísticos, o parapente, as feiras e certames gastronómicos…
Esta nova exposição cumpre o compromisso do CEISCaramulo de continuar a dinamizar este edifício e de oferecer um pretexto para o visitante parar e enriquecer a sua passagem pelo território.
Passe pelo Caramulo e visite este espaço…