Sobre o Projeto

A ideia de criar um “Centro de Estudos e Interpretação da Serra do Caramulo – CEISCaramulo” nasceu no âmbito do projeto “Conhecer o que é nosso, para preservar e valorizar”, que o então Agrupamento de Escolas do Caramulo apresentou ao concurso promovido pela Fundação Montepio e que mereceu o prémio escolar Montepio 2011, no valor de 25 mil euros.

O grupo de fundadores que concretizou este projeto e que fez nascer a Associação CEISCaramulo é constituído por pessoal docente e não docente e encarregados de educação da Escola EB. 2,3 do Caramulo/Agrupamento de Escolas de Tondela Tomaz Ribeiro, as Freguesias do território da Serra do Caramulo, representadas pelas respectivas Juntas, e o vereador do pelouro da Cultura e Educação da Câmara Municipal de Tondela.

O CEISCaramulo é uma associação legalmente constituída, sem fins lucrativos e está sediado na vila do Caramulo, no edifício do Turismo. Tem como missão promover o estudo e a investigação nos vários domínios e interesses, designadamente ambiental, geográfico, biológico, geológico, histórico, etnográfico, gastronómico, etc., da Serra do Caramulo, sem perder de vista o interesse económico e de promoção da região onde se enquadra, potenciando e promovendo o empreendedorismo local. Poderá constituir-se como uma mais valia para o desenvolvimento sustentável desta região serrana, uma vez que é fundamental conhecer o património material e imaterial da Serra do Caramulo, o que a distingue dos demais territórios, para se projetar o futuro, valorizando o que existe.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CENTRO DE ESTUDOS E INTERPRETAÇÃO DA SERRA DO CARAMULO