Posto de Observação da Natureza – Jueus

O projeto de criação de um centro de observação da paisagem/natureza, na antiga escola primária do Jueus foi concebido pelo CEISCaramulo e foi concretizado, recorrendo a um pedido de apoio de financiamento ao PRODER. Este pedido de apoio é enquadrado na estratégia local de desenvolvimento pela Medida 3.2. (Melhoria da qualidade de vida), Acção 3.2.2. (Serviços básicos para a população) e domínio 319 (Centros de Observação da Paisagem/natureza). Contou com a prestimosa e inestimável colaboração da Câmara Municipal de Tondela e da ADICES.

Este projeto pretende contribuir para que a população local e os visitantes se apropriem de informação cientificamente correta e adequada, para conhecer o património natural e etnográfico, numa óptica de valorização/preservação.

O Posto de Observação da Natureza do Jueus é composto por duas unidades funcionais. Uma fechada, resultante da adaptação do edifício da escola do Jueus, já desativada, e um alpendre em madeira aberto, instalada no recinto do recreio. Este equipamento pretende ser um espaço polivalente que, para além de reunir e expor informação interpretativa da fauna, flora, geologia, paisagem e etnografia da zona envolvente, possa ser também um ponto de paragem da “Rota dos Caleiros”, percurso pedestre já existente. É uma mais valia para aquela rota, uma vez que acrescenta uma dimensão pedagógica/interpretativa da zona, podendo ser assim explorado e aproveitado por vários públicos e com vários fins.

Os principais objetivos deste projeto são:

  • promover a proteção do património natural através do estudo/conhecimento da paisagem;
  • acrescentar valor (pedagógico/científico, …) à Rota dos Caleiros, para potenciar o seu interesse junto do público e o aproveitamento para outro tipo de atividades que não apenas de lazer e desportivas;
  • promover caminhadas pedagógicas dirigidas à população em geral e escolar em particular, atividades de tempos livres dirigidas aos alunos e famílias, em tempo de férias; passeios pedestres orientados/comentados para turistas e população local; desenvolvimento e implementação de um “Passaporte do conhecimento da Serra do Caramulo” que promova a curiosidade e o querer saber mais sobre este local e outros no território da serra do Caramulo.

Este equipamento, localizado num dos mais esplêndidos miradouros da Serra do Caramulo, que se encontrava degradado e sem qualquer aproveitamento, pode ser agora “devolvido” para fruição da população local e visitante.

Ouse conhecer!…

 

CENTRO DE ESTUDOS E INTERPRETAÇÃO DA SERRA DO CARAMULO