Oficina do Burel

A “Oficina do Burel” é um projeto que nasceu na Escola E. B. 2,3 do Caramulo, pertencente ao agrupamento de escolas de Tondela Tomaz Ribeiro.

Encontra-se em funcionamento naqela escola e também no espaço aberto à comunidade local, no edifício do turismo do Caramulo. Este espaço criado pelo CEISCaramulo em parceria com a Escola E.B. 2,3 do Caramulo, a Câmara Municipal de Tondela e a Junta de Freguesia do Guardão, conta com a colaboração dos professores daquela escola e envolve pessoas da comunidade.

O rigor do inverno e do verão obrigaram a desenvolver um agasalho eficaz e prático que permitisse o trabalho agrícola e da pastorícia – a CAPUCHA, tema central do trabalho da oficina. O material de confeção, o BUREL, é a matéria-prima trabalhada.

Conhecer o passado e reinventar o futuro pretende ser a motivação e a orientação da “Oficina do Burel”.

Recuperar a arte antiga de talhar a capucha caramulana e, paralelamente, produzir materiais modernos e criativos que possam atrair a atenção e simpatia do turista do séc. XXI e o convençam a levar uma recordação destas paragens inesquecíveis, são os objetivos perseguidos…

 

 

CEISCaramulo:
Edifício do Turismo
Avenida Jerónimo Lacerda | 3475-046 Caramulo

Escola E. B. 2,3 do Caramulo
Rua da Escola n.º 144 | 3475 – 031 Caramulo
Telef/Fax: 232860060 / 232860068

CENTRO DE ESTUDOS E INTERPRETAÇÃO DA SERRA DO CARAMULO