A Escola dos Nossos Avós

“A Escola dos Nossos Avós” é um projeto desenvolvido pelo Centro de Estudos e Interpretação da Serra do Caramulo (CEISCaramulo) em parceria com o agrupamento de escolas de Tondela Tomaz Ribeiro (Escolas do Caramulo) e a Confraria do Cabrito e da Serra do Caramulo (CCSC) e conta com a colaboração da Junta de Freguesia do Guardão e Câmara Municipal de Tondela.

A ideia de criar um espaço para exposição do espólio relativo à “escola primária do Estado Novo” que se encontrava disperso pelas escolas do Caramulo e em risco de se perder, partiu de um grupo de professores do antigo agrupamento de escolas do Caramulo. Aquando da criação do CEISCaramulo e no âmbito de uma oficina de formação para pessoal docente sob o tema “A Serra do Caramulo como Recurso Didático: História, Cultura e Património(s)” foi concretizada a ideia e reuniu-se o material numa sala da antiga escola primária do Guardão, agora sede da CCRC, recriando uma sala de aula da escola do tempo dos nossos avós.

O CEISCaramulo nasceu no âmbito do projeto “Conhecer o que é nosso, para preservar e valorizar”, que o então agrupamento de escolas do Caramulo, agora integrado no agrupamento de escolas de Tondela Tomaz Ribeiro, apresentou ao concurso promovido pela Fundação Montepio e foi distinguido pelo Prémio Escolar Montepio 2011. É uma associação formalmente constituída a 09 de abril de 2013, sem fins lucrativos e está sediada na vila do Caramulo, no edifício do Turismo. Tem como missão promover o estudo e a investigação nos vários domínios e interesses, designadamente ambiental, geográfico, biológico, geológico, histórico, etnográfico, gastronómico, da Serra do Caramulo, sem perder de vista o interesse económico e de promoção da região onde se enquadra, potenciando e promovendo o empreendedorismo local.

“A escola dos nossos avós” é um dos projetos concretizados pelo CEISCaramulo e está disponível para ser visitada pelo público em geral e por grupos escolares em particular e para isso conta com a parceria do Museu do Caramulo.

 

 

CENTRO DE ESTUDOS E INTERPRETAÇÃO DA SERRA DO CARAMULO